Nosso Colégio

Nosso Colégio
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães-Alagoinhas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Atividades de Química

Turmas: 90M1, M2, M4, M5
              90V1, V2, V3, V4, V5, V6, V7
Data de entrega: 03/01/2013 a 10/01/2013

Atividade 1: Confecção da tabela periódica (valor: 1,0)
  • Produzir, em qualquer tamanho, a tabela periódica, utilizando a maior criatividade possível.
Atividade 2: Experimentos (valor: 2,0)

Experimento 1
  • Objetivo: comparar densidades utilizando a água como termo de comparação.
  • Material: água, copo, milho de pipoca, pipoca pronta.
  • Procedimento: coloque água no copo; coloque o milho de pipoca na água e observe; coloque a pipoca pronta na água e observe.
  • Conclusões: faça a comparação entre as densidades do milho de pipoca e a da pipoca pronta.
Experimento 2
  • Pesquisar o que é um decímetro e para que é usado nos postos de combustíveis.
Expeerimento 3
  • Objetivo: provocar uma reação química e observar uma evidência de sua ocorrência.
  • Material: 2 copos grandes, vinagre, 1 colher de sopa, bicarbonato de sódio.
  • Procedimento: coloque 1 colher de bicarbonato de sódio em 1 dos copos e no outro coloque cerca de 2cm de altura de vinagre; despeje o vinagre no copo que contém bicarbonato.
  • Conclusões: o que acontece ao misturar o vinagre com o bicarbonato?; Este fenômeno pode ser classificado como químico ou físico?; Quais são as evidências para classificar este fenômeno como químico ou físico?; Qual o gás liberado nesta reação?
Experimento 4
  • Objetivo: realizar uma reação química de decomposição.
  • Material: 1 batatinha crua (batata inglesa), 1 faca, 1 copo limpo, 1 pires, água oxigenada a 10 volumes.
  • Procedimento: coloque água oxigenada no copo até 1cm de altura; corte 2 ou 3 rodelas de batata crua e coloque-as sobre o pires (atenção: a batata deve ser cortada apenas no momento de fazer o experimento; despeje a água oxigenada sobre as rodelas de batata.
  • Conclusões: o que aconteceu ao colocar a água oxigenada sobre a batata crua?; Este fenômeno é classificado como químico ou físico?; Quais são as evidências para a classificação desta reação como sendo química ou física?; Qual o gás liberado na reação?
Experimento 5
  • Objetivo: observar a natureza elétrica da matéria.
  • Material: 1 lápis ou 1 caneta, pedacinhos de papel (pode ser papel de caderno).
  • Procedimento: espalhe os pedacinhos de papel sobre a mesa; esfregue o lápis ou caneta em seu couro cabeludo por 30 segundos (esfregue com vontade); aproxime o lápis ou caneta dos papéis e observe.
  • Conclusões: o que aconteceu quando o lápis ou caneta foi aproximado dos papéis?; Como você explica este fato?


Atividades da 4ª unidade
Todas individuais
  • Pesquisa no caderno - valor: 1,0
  • Confecção da tabela periódica - valor: 1,0
  • Lista de experimentos - valor: 2,0
  • Prova (verificação final) - valor: 6,0
Professora Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário