Nosso Colégio

Nosso Colégio
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães-Alagoinhas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vale a pena ler- Textos elaborados pelos alunos do CMLEM

                      Independência incompleta

“O processo de emancipação política do Brasil não alterou as estruturas econômicas do país. Tanto a independência quanto a organização do Estado brasileiro ocorrem de acordo com os interesses e aspirações da aristocracia rural, principal beneficiária do 7 de setembro” ( evolução econômica do Brasil).
Até hoje o Brasil e seu povo lutam por um país independente social e economicamente – grande parte da população brasileira não tem e nunca terá acesso aos direitos, como: moradia, educação de qualidade, alimentação, emprego e justiça social. Somos sim, cidadãos incompletos.
Mas afinal, de quem é a culpa? Dos nossos governantes “fracos”, ineficientes e corruptos? Ou da sociedade brasileira que não desenvolveu um projeto político para lutar pelos seus ideais?
A nossa independência já começou custando dois milhões de libras esterlinas da principal potência da época – a Inglaterra. Ou seja, o nosso recém formado país já era um devedor, fato esse que perdura ainda hoje na rolagem da dívida externa. Outro ponto a assinalar é a falta de compromisso dos políticos brasileiros para com o nosso povo “algemado”, despolitizados e sem conhecimento para lutar pelos seus direitos. Povo esse que carrega ainda por muito tempo o ônus da nossa história, da nossa limitada independência.
Texto elaborado pelo aluno Diego Gouveia,turma 91M3, sob orientação da Profª Marlene Carneiro.

                                       O amor e a adolescência
                A adolescência é um período na vida do ser humano em que ocorrem várias mudanças, como por exemplo, mudanças físicas, de temperamento etc., além disso, acontecem novas descobertas, entre elas o amor o qual a maioria das vezes é confundido com outros sentimentos.
              Na maioria das vezes os adolescentes confundem amor com atração, e os mesmos ultimamente não levam o sexo oposto a sério só pensando em ficar e curtir por isso não conseguem encontrar realmente um amor.
             O problema em discernir o sentimento acontece “de dentro para fora” do indivíduo, pois a partir do momento que ele não está feliz e não aceita a si mesmo não poderá aceitar a outra pessoa.
            Conclui-se que não há adulto que antes não passe pela adolescência e que pelo fato destes adolescentes não serem maduros não saberão se expressar e na maioria levar um assunto como este a sério.
                  Texto elaborado pela aluna Marlúcia Souza, turma 90V5, sob orientação da Profª Marlene Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário