Nosso Colégio

Nosso Colégio
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães-Alagoinhas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Para refletir

A PEDRA

O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.
O empreendedor, usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!
Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.
                                  ( Autor desconhecido )
                                           Abençoados dias pra vocês!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Identificação básica do Projeto Político Pedagógico do CMLEM

O Projeto Político Pedagógico do CMLEM constitui-se como proposta de construção efetivamente coletiva. Estão traçadas as necessidades e finalidade de toda comunidade escolar, sendo necessário rever algumas práticas e até mesmo modificá-los já que a cada ano as necessidades se diferem.
Dessa forma, é necessário perceber que o político e o pedagógico são interligados, de forma que o PPP do CMLEM é visto como um processo constante de discussão para efetivar a sua real intenção. Mas, o maior desafio é o fortalecimento das atitudes de responsabilidades. Assim, as ações traçadas estão em processo de efetivação, buscando colocá-las em prática.

Valores do CMLEM

A comunidade escolar tem como valores:
a) Igualdade
b) Liberdade
c) Diversidade
d) Autonomia e Respeito

Visão do CMLEM

A unidade escolar tem como visão atingir os resultados da ação educacional previstos na legislação em vigor e especificamente, na LDB 9394/96 nos PCN´s e envolver o coletivo da escola, incluindo a comunidade e os próprios alunos, na reflexão das atividades escolares

Missão do CMLEM

A missão desta unidade escolar é assegurar um ensino de qualidade, induzindo os educandos a uma ação consciente e participativa, capaz de interagir e intervir na realidade, transformando a escola em um espaço de conhecimento, cultura, pesquisa e criatividade, onde o aperfeiçoamento constante favoreça a prática pedagógica de forma a responder às necessidades emergentes da sociedade. Assim, a escola será referência pela qualidade do nosso trabalho, valorizando os profissionais que nela atuam e atendendo os anseios da comunidade escolar.

Estrurura Organizacional do CMLEM

A Organização hierárquica do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães é composta por uma diretoria geral, três vice-diretores (um em cada turno), já que a escola é de porte especial, uma secretária e funcionários de secretaria, e assistentes que ficam nos pavimentos da escola auxiliando os professores.
A atual gestão tem uma característica acentuada na participação de todos da equipe mesmo existindo a divisão de funções. Buscando sempre levar informações necessárias para todos e atuando com legítima democracia. A maior parte dos funcionários não são efetivos e estão inseridos através de contratos provisórios determinados pela DIREC 03 como PST e REDA.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Divulgação

Gincana do Conhecimento Lúdico e Solidária/ CMLEM - 2010

Identificação da Gincana
*Objetivo
Fortalecer as relações entre os diversos segmentos da escola: alunos, pais, professores, direção, corpo técnico-administrativo e a comunidade local, assim também desenvolver o espírito participativo e solidário como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão

*Data: 21 / 11 /2010

*Tema: Gincana do Conhecimento Lúdico e Solidária

*Colégio: Modelo Luís Eduardo Magalhães

*Público Alvo: alunos do Ensino Médio

*Participantes: Grupo de dirigentes, professores, alunos, pais/responsáveis,
Funcionários, comunidade local


Regulamento - Gincana 2010
·         Do evento

Art. 1º- O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, visando um evento cultural e solidário, realizará a Gincana Do Conhecimento Lúdico E Soldária Do CMLEM, que ocorrerá no dia 21 / 11 / 2010.

·         Da comissão organizadora

Art. 2º- Para a realização deste evento instituiu uma Comissão Organizadora formada por SETE representantes do CMLEM, responsáveis por gerenciar, organizar e promover a Gincana Do Conhecimento Lúdico E Solidária Do CMLEM.

I-     Comissão Organizadora:
Rita de Cássia
Adaildes dos Santos
Ambrosino Gonçalves
Marcos Alves
Claudiana Santos
Maria Auxiliadora Santos
Sandra Moema Freire

·         Dos Participantes

Art. 3º- Os participantes da gincana devem se inscrever em uma única categoria: a de concorrentes.
           
§ 1º- As equipes serão constituídas por no mínimo (104) e no máximo (118) participantes.

§ 2º- Cada equipe elegerá três capitães e três vice-capitães, sendo dois de cada turno para serem responsáveis pela mesma. Estes serão de livre escolha das equipes. Os capitães das equipes receberão crachás oficiais de identificação da comissão organizadora e seu uso será obrigatório durante todos os momentos da gincana, principalmente na entrega de Tarefas.

Funções dos capitães:
 I – servir de intermediário entre a equipe e a comissão organizadora (Toda comunicação entre a Comissão Organizadora e as equipes serão efetuadas somente através de um dos capitães.);
II – comunicar as tarefas, datas, horários e locais de entrega aos demais membros de sua equipe;
III - exigir o cumprimento das regras e tarefas;

§3º- Uma vez inscritos, os capitães não podem ser substituídos, exceto por motivo de doença, com apresentação de atestado médico.

§4º- Cada equipe terá direito à escolha prévia de um fiscal-representante entre os membros de sua equipe para acompanhar os Fiscais de Tarefa, nas entregas de Tarefas de todas as equipes, nos pontos especificados. O mesmo também receberá crachá de identificação e deve portá-lo quando estiver exercendo sua função. 

§5º - A formação da equipe é de responsabilidade da Comissão Organizadora.

Art. 4º- Cada equipe se responsabilizará pela identificação dos seus membros. De forma que, somente seus portadores poderão entrar no recinto do Colégio e participar da Gincana.

  • Da sede 

Art. 5º- A Comissão Organizadora terá um local oficial para divulgação e entrega das tarefas previas aos capitães de cada equipe.
*Local Oficial: Sala de Artes

§ 1º - A gincana será realizada no Tênis Clube  Alagoinhas.
  •  Do calendário
Art. 6º - O calendário de atividades é o seguinte:
ü  Divulgação oficial das equipes formadas: de 14/09/2010 à 20/092010 até as 17h00min no mural informativo do colégio
ü  Reunião inicial com a Comissão Organizadora, capitães e vice-capitães das equipes, na sala de Artes da escola: dia --------/---------/2010, às ---------h----------min.
ü  Divulgação de tarefas prévias:
          Dia: --------/------/ 2010 às -------: --------          Dia: --------/------/ 2010 às -------: --------
          Dia: --------/-------/2010 às -------: --------          Dia: --------/-------/2010 às -------: --------
          Dia: --------/-------/2010 às -------: --------
ü  Gincana: Dia 24/10/2010
o    Abertura às 8h00 min.
o    Encerramento às 17h00min.

Art.7º - Todos os participantes estarão sujeitos ao regulamento da Gincana Do Conhecimento Lúdico E Solidária Do CMLEM.
  
§ 1º - O regulamento será disponibilizado aos capitães de cada equipe pela Comissão Organizadora

  • Da equipe de apoio
Art. 8º A equipe de apoio será constituída pelos professores, equipe gestora e funcionários da escola.
Art. 9º – São atribuições da equipe de apoio:
ü  Estimular a participação dos alunos no evento;
ü  Prestar auxílio, no desenvolvimento das atividades da Comissão Organizadora, quando solicitado por seus membros;

  • Da formação das equipes 
Art. 10º – Caberá às equipes buscar junto a pessoas físicas e/ou jurídicas os meios necessários à sua participação no evento como camisas, água, lanches.
Art. 11º– Será vedada a divulgação de patrocínio político.
Art. 12º – A organização interna e disciplinar da equipe será atribuição dos capitães e vice-capitães da mesma.
Art.13º - As equipes terão suas designações de livre escolha em concordância com o professor responsável, como nome, grito de guerra, etc.
Art. 14º - As tarefas podem ser realizadas com a colaboração de terceiros exceto quando a discriminação da tarefa o proibir.
Art. 15º - A ordem de apresentação das tarefas será definida através de sorteio realizado na presença de todos os líderes de equipe na reunião do dia ---------/---------/2010.
Art. 16º - Será feita a chamada nominal dos membros de cada equipe nos turnos matutino e vespertino pelos professores responsáveis.

·         Das tarefas
Art. 17º - As tarefas da gincana serão de cunho educativo, sócio-cultural e filantrópico.
Art. 18º - A Gincana do Conhecimento Lúdico e Solidária do CMLEM é composta de 2 (duas) fases distintas: a primeira fase será composta por tarefas específicas das diversas áreas de conhecimento; a segunda, terá tarefas solidárias e surpresas (sorteadas no dia da gincana).

Art. 19º - A Gincana do Conhecimento do CMLEM consiste no cumprimento, pelas equipes participantes, de tarefas, às quais serão atribuídas pontuações específicas. Será considerada vencedora a equipe que obtiver, no somatório geral de todas as tarefas, a maior pontuação. Serão realizadas Tarefas das áreas de conhecimento (Humanas, Linguagens e Exatas), Tarefas Solidárias e Tarefas surpresas.

§ 1º - As Tarefas Específicas das Áreas de Conhecimento serão realizadas no dia da Gincana definidas pela comissão organizadora, estarão organizadas em caixas diferenciadas por área.
§ 2º - As tarefas Surpresas serão também sorteadas no dia da gincana.
§ 3º- As Tarefas serão recebidas pelos capitães das equipes. As tarefas serão consideradas em sua primeira apresentação, isto significa que tarefas incorretas ou incompletas não podem ser reapresentadas.
 § 4º - Todas as tarefas devem ser apresentadas somente por um dos capitães da equipe, devidamente identificado com o crachá fornecido pela Comissão Organizadora.

Art. 20º - A comissão organizadora elaborará as tarefas, atribuindo a cada uma os respectivos pontos, segundo o grau de dificuldade, tempo necessário para a realização e participação da equipe.
Art. 21º - Sempre que uma tarefa pedir a entrega de um ou mais objetos, de forma direta ou indireta, a equipe só receberá a pontuação devida se apresentar o(s) item(s) na exata qualidade e quantidade solicitadas. O objeto entregue deve preencher todos os detalhes mencionados na tarefa.

Parágrafo único. Caso a comissão organizadora verifique qualquer sinal de falsificação ou adulteração em um determinado objeto, além da tarefa ser  desconsiderada  a equipe perdera o valor correspondente a pontuação da mesma.
Art. 22º - O horário para entrega ou cumprimento de uma tarefa deverá ser rigorosamente obedecido, de acordo com o horário oficial da gincana, que será divulgado no início e no decorrer da mesma. Não será tolerado qualquer atraso. 
Art. 23º - As tarefas, de acordo com o seu tamanho e a necessidade de conservação, deverão ser entregues em envelopes lacrados, caixas, embrulhos, recipientes, ou, ainda, na forma específica eventualmente exigida. No lado externo destes, deverá constar, de forma legível, o nome da equipe e o número da tarefa que estar sendo entregue.

·         Das infraçães
Art. 24º - A Comissão Organizadora da Gincana Do C0nhecimento Lúdico E Solidária Do CMLEM e os fiscais de equipe deverão cumprir rigorosamente com a fiscalização das tarefas a serem realizadas no dia designados para as mesmas.

Art. 25º - A realização de atos que causem danos materiais e/ou morais a outras pessoas, ao Movimento ou equipes, ou ainda, interfiram no bom andamento da Gincana Do Conhecimento Ludica E Solidária Do CMLEM, resultara na perda de pontos da equipe. Caberá exclusivamente à Comissão Organizadora a avaliação dos fatos e aplicação das sanções, se necessário.

Art. 26º - Caso haja contestação ou reclamações por parte das equipes participantes, as mesmas devem ser entregues por escrito, assinados pelos capitães, apos dez minutos do cumprimento da referida tarefa, ficando a avaliação a cargo da Comissão Organizadora cuja decisão será final e indiscutível.

  • Da comissão julgadora
Art. 27º – A função da comissão julgadora é avaliar as tarefas cumpridas no dia da realização do evento e as anteriores deverão ser julgadas pela Comissão Organizadora. 

Parágrafo Único – Será baixada uma portaria que indicará os membros da Comissão Julgadora que presidirá os trabalhos desta mesa, o qual, dentre outras atividades de coordenação, prestará esclarecimentos ao público quando necessário.

·         Da avaliação do desempenho das equipes 

Art. 28º. – As equipes serão avaliadas, pela comissão julgadora, segundo critérios pré-estabelecidos, no cumprimento das tarefas abertas e secretas.

Parágrafo único –. Sempre que houver cumprimento de tarefas pelos integrantes das equipes, os mesmos terão que apresentar-se identificados com as cores da mesma, excluída a concretização de tarefas que não o exijam
Art. 29º – No momento de conferência do cumprimento das tarefas, é indispensável à presença dos fiscais das equipes.

Art. 30º – Somente os capitães ou vice-capitães terão acesso à comissão julgadora para solicitar esclarecimentos.

·         Das penalidades

Art. 31º – A não identificação dos integrantes da equipe, penalizará a equipe com a perda dos pontos.

Art. 32º – A permanência de membros da equipe junto à comissão organizadora e/ou julgadora quando não solicitados implicará em penalização da equipe em.......... pontos. (à combinar)

Art. 33º – O aluno que fizer uso de bebidas alcoólicas e substâncias químicas será desclassificado.

Parágrafo Único – o aluno infrator perderá o direito à inclusão de pontos na atividade avaliativa das disciplinas e receberá punição conforme regimento da escola.

Art. 34 – Manifestações de desordem e violência durante o evento implicará em redução de 50% dos pontos até então atribuídos à equipe, além de punição disciplinar de acordo com o Regimento Escolar.

Art. 35- A comissão organizadora se reserva o direito de punir as equipes que danificarem o patrimônio da Escola e a natureza que a cerca, mediante desconto dos pontos e cobertura de custos sobre os danos, havendo a possibilidade de desclassificação da equipe de acordo com a gravidade do acontecido.

Parágrafo Único – A punição aplicada pela Comissão Julgadora não impedirá que se apliquem ao aluno infrator as penalidades estabelecidas no Regimento Escolar.

·         Da inclusão do desempenho no Curriculo Escolar

Art. 36 – Aos alunos participantes na Gincana será resguardado o direito de inclusão de até 2,0(DOIS) pontos em todas as disciplinas na IV unidade.

Art. 37 – Somente terá direito à inclusão de pontos os alunos que fizerem jus a estes, mediante a observação de seu empenho na colaboração para o cumprimento das tarefas.

Art. 38 – A avaliação do empenho dos alunos na Gincana ficará a cargo dos professores orientadores da equipe, mediante ficha de acompanhamento elaborada pela Comissão.

§ 1º O aluno que faz dependência será avaliado na série regular, tendo direito que esta nota migre a(s) disciplina(s) que faz dependência.

§ 2º _ O aluno de pendência não tem obrigatoriedade de participar da Gincana, devendo ser avaliado pelo professor regularmente.                          

·         Das disposições finais

Art. 39 – A Direção do Colégio e a Comissão Organizadora não se responsabilizarão por danos aos materiais utilizados pelas equipes, antes, durante e após a realização da gincana, cabendo a esta o zelo e a preservação dos mesmos.

Art. 40 - Os casos não previstos neste regulamento serão analisados e julgados pela Comissão Organizadora e pelos membros da Comissão Julgadora.

                                             

Calendário Interno do CMLEM - 2010

Proposta do Calendário Interno do CMLEM – 2010
Fevereiro
22 _ início das aulas

Março
06 _ sábado letivo ( 1ª reunião de pais e mestres )
20 _ sábado letivo ( dia mundial da água ) – área de exata

Abril
06 _ reunião de pais e mestres – 1º ano
07 _ reunião de pais e mestres- 2º ano
08 _ reunião de pais e mestres- 3º ano
10 _ sábado letivo (reunião de gestores e professores )
12 a 23 _ avaliações finais da 1ª unidade
24 _ sábado letivo (dia nacional do jovem trabalhador)

Maio
08 _ sábado letivo (homenagem às mães)
12 _ conselho de classe – 1º ano
13 _ conselho de classe – 2º ano 1ª unidade
14 _ conselho de classe – 3º ano
29 _ sábado letivo ...

Junho
15 _ reunião de pais e mestres _ 1º ano
16 _ reunião de pais e mestres _ 2º ano
17 _ reunião de pais e mestres _ 3º ano
19 _ sábado letivo (festa junina )

Julho
07 a 20 _ avaliações finais da 2ª unidade
24 _ sábado letivo (reunião de gestores e professores)

Agosto
07 _ sábado letivo (homenagem ao estudante e aos pais)
10 _ conselho de classe _ 1º ano
11 _ conselho de classe _ 2º an0 2ª unidade
12 _ conselho de classe _ 3º ano

Setembro
01 a 06 _ semana da pátria
(algum momento para reflexão = ano eleitoral )
14 _ reunião de pais e mestres _ 1º ano
15 _ reunião de pais e mestres _ 2º ano
16 _ reunião de pais e mestres _ 3º ano
23 _ reunião de gestores e professores
28 a 30 _ avaliações finais da 3ª unidade

Outubro

01 a 08 _ avaliações finais da 3ª unidade
14 _ homenagem ao dia do professor
19 _ conselho de classe – 1º ano
20 _ conselho de classe – 2º ano 3ª unidade
21 _ conselho de classe – 3º ano
24 _ gincana do conhecimento lúdico e solidária
28 _ homenagem ao funcionário público

Novembro
09 _ reuniões de pais e mestre – 1º ano
10 _ reuniões de pais e mestre – 2º ano
11 _ reuniões de pais e mestre – 3º ano
19 _ consciência negra ( definir a atividade)

Dezembro
03 _ projeto integração
08 a 16 _ avaliações finais da 4ª unidade
17 _ confraternização natalina
17 _ resultados parciais do rendimento escolar
20 a 30 _ estudos de recuperação e avaliação final
30 _ conselho de classe

Janeiro/
2011 03 _ resultado final

domingo, 5 de setembro de 2010

Objetivos da Unidade Escolar

1. Oportunizar o desenvolvimento dos conteúdos numa perspectiva da interdisciplinaridade e contextualização
2. Analisar novas maneiras para efetivar a permanência do aluno na escola, evitando evasão.
3. Promover integração entre escola e comunidade.
Proporcionar a integração do indivíduo ao mundo do trabalho com competências que garantam o aprimoramento profissional
4. Oportunizar ao indivíduo a formação ética, a autonomia intelectual e o pensamento crítico.

Descrição da Comunidade Externa

Para fortalecer a instituição é imprescindível que a comunidade externa esteja em contato com a realidade da escola. O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães está inserido numa comunidade atenta às necessidades da educação, mas, não é grande a participação da mesma nas atividades regulares do Colégio, restringindo-se infelizmente a um número pequeno de pais conscientes e freqüentes. Há com a comunidade local parceria no que diz respeito a utilização da quadra de esportes e do auditório do Colégio ,dessa forma existe uma ligação entre essa parcela de pessoas com a Escola.

Perfil dos Funcionários

Para atender satisfatoriamente um colégio de porte especial como o Modelo Luís Eduardo Magalhães, faz-se necessário uma equipe de profissionais comprometidos com o sucesso da instituição. Assim, conta com 08 funcionários administrativos, sendo 03 efetivos e os outros contratados (01 secretário, 05 auxiliares de secretaria, 02 auxiliares de classe) e 14 funcionários de apoio, todos em regime de contratação ( 2 porteiros, 2 merendeiras e 10 serventes). Tais funcionários atendem de forma satisfatória às necessidades da unidade escolar.



Perfil Discente

O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães atende a uma clientela diversificada, onde não difere dos demais colégios públicos do nosso Estado: carentes, decorrentes de lares destruídos ou desestruturados pela falta,às vezes, de emprego ou atividade econômica. Mas, também atendemos a um percentual que vêem de lares estruturados, com pais preocupados com o futuro do filho. No turno matutino, com 517 alunos, a faixa etária varia de 15 à 20 anos; no turno vespertino, com 429 alunos, com idade de 15 a 25 anos; já no turno noturno, com 332 alunos, percebe-se faixa etária mais variada – entre 20 a 55 anos de idade – uma vez que acolhemos pessoas que na maioria das vezes já são pais de família almejando somente a conclusão do Ensino Médio. Constata-se que no Colégio há jovens com grandes potencialidades, mas, nota-se também certa perda de expectativa com relação ao futuro. A falta de acompanhamento e incentivo da família é um dos fatores pontuados que deixa o adolescente sem limites e sem apoio. Assim, para alguns ir para o colégio nada mais é que uma tarefa rotineira sem vínculo com a real finalidade dele, para outros a escola é um lugar que abre portas para a coletividade onde cada indivíduo faz sua parte, situando-se como cidadão ativo.




Perfil Docente

Atendendo ao Ensino Médio o colégio conta com um quadro de professores com faixa etária entre 30 a 50 anos, qualificados e comprometidos com o sucesso do aluno. No total de 43 professores, estando 2 afastados ( 1 licença- e o outro licença-médica), 19 possuem Especialização na área de educação, 19 possuem Licenciatura e 2 possui Mestrado em curso e 1 doutorado em curso. A preocupação com a prática educacional é visível nesses profissionais através da atenção à qualidade da educação, à permanência dos alunos no colégio e à participação em programas de formação continuada.

Proposta pedagógica do Colégio Modelo

O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, através de sua proposta pedagógica, pretende especificar a filosofia de trabalho, os valores e princípios que norteiam nossa caminhada, enquanto educadores, estabelecendo metas, enfrentando desafios, circunstâncias e dificuldades, todo e qualquer obstáculo que possa inviabilizar o alcance dos objetivos. Esta proposta pedagógica se entrelaça à proposta pessoal de educando e educadores na medida em que ações eficazes viabilizem um projeto interdisciplinar e contextualizado, oportunizando aos educandos, uma formação contínua que responda seu próprio projeto de vida. Sendo assim, não podemos separar os processos educativos, afetivos e sociais, mas incluí-los num contexto mais amplo, na formação do cidadão que aprenda a ser, conviver, aprender a aprender, aprender a fazer e participar da sociedade na qual está inserido. No mirante
dos objetivos tudo deverá ser feito abedecendo a Constituição Federal de 1988, às Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.349 de 20/12/1996, resolução 03/98, parecer 15/98, tendo como referência os PCNs.

Caracterização da Unidade Escolar

Recursos Físicos
O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães está instalado num prédio de construção nova- 10 anos. Conta com 12 salas de aula, 01 sala para professores, 01 sala de secretaria, 01 sala da direção, 01 sala da vice-direção, 01 biblioteca, 01 sala de videoconferência, 01 laboratório de informática,01 sala para articulação, 01 laboratório de Ciências. 01 sala de vídeo, 01 almoxarifado, 01 depósito, 01 auditório (iniciando nesse semestre uma reforma geral), 01 sala de artes, 01 quadra esportiva, 01 sala de mecanografia, 01 vestiário, 01 cantina, 01 área livre para estacionamento de veículos, 01 sala de língua estrangeira. A maioria das salas são amplas, tendo uma conservação boa. Trata-se de uma construção de grande porte, sendo muitas as despesas para sua manutenção.

Identificação da Unidade Escolar

*Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães
Endereço- Rua Luiz Viana, S/Nº- Centro. CEP 48.005-420. Telefax (75)3421-4896. Alagoinhas-Bahia.
*Criação- Ensino Médio
Decreto7. 903 de 08/02/2001. DOE 09/02/2001 Inaugurado- 12 de março 2001. CNPJ- 13.937.065/0001-00
INEP- 29417163 CÓDIGO- 77089
Diretoria Regional da Educação- 03 DIREC
*Oferece turmas seriadas do Ensino Médio, ministradas nos turnos matutino, vespertino e noturno.
*Diretor-Rita de Cássia Bastos de Carvalho
Vice 1 Adaildes dos Santos
Vide 2 Ambrosino Batista Gonçalves
Vice 3 Marcos Antônio Figueredo Alves